Esqueça o sentido que se tem sobre o significado desta simbologia, por que a dimensão na verdade é espiritual.
A Santa Ceia do Senhor não se resume só ao pão e o vinho, mas ao encontro espiritual que há entre a igreja e o próprio Deus.
"ESTE É O MEU CORPO"
Mateus 26: 26; Marcos 14: 22; Lucas 22: 19 e 1Coríntios 11: 23-24. Todas as fontes bíblicas dizem a mesma coisa sobre o que Jesus Cristo fez quando iniciou a ceia:
Ele pegou o pão;
Ele agradeceu a Deus;
Ele partiu o pão.
- Este é o meu corpo. Foi o que Ele disse quando pegou o pão segundo os quatro relatos. Há diferentes opiniões sobre o significado preciso dessas palavras, mas o certo é que Jesus estava dando o seu corpo em sacrifício para que nós tivessemos vida.
Isto se encontra mais claro em 1Co 11: 24 , onde está escrito: "Este é o meu corpo que é entregue a vós" (ou em outros manuscritos, "este é o meu corpo que é partido por vós").
"FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM"
A comunhão, ao contrário do que outros pensam, não é para repetir o sacrifício de Cristo, mas para relembrar com gratidão que Cristo nos amou a ponto de morrer por nós e que confessaremos isso até que Ele venha.
"ESTE É O CÁLICE DA NOVA ALIANÇA"
Quando Jesus falou do vinho ele introduziu um novo conceito na discussão sobre a aliança. Este é o cálice da nova aliança no meu sangue que é derramado por vós.
"É DERRAMADO PARA PERDOAR OS PECADOS DE MUITOS"
O significado da morte de Cristo como um sacrifício está ligado com um entendimento da páscoa e da aliança. No entanto, é importante que nós reconheçamos que a ceia do Senhor também está ligada com o que Isaías 53 diz sobre o Servo sofrido do Senhor se colocou "por expiação do pecado" (Isaías 53:10).
Lucas 22:37 inclui entre as palavras de Jesus: "Porquanto vos digo que importa que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento." O verso que Jesus cita - Isaías 53:12 - também diz que "derramou a sua alma até a morte," e que ele ; "levou sobre si o pecado de muitos". Mateus 26:28 diz que o sangue de Jesus foi "derramado por muitos para remissão dos pecados". A taça da comunhão, então, deve nos lembrar do sangue de Jesus derramado como uma oferta para cuidar de nossos pecados.
Fonte: iLúmina
Nenhum comentário:
Postar um comentário