quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fé e Obediência - Culto com as Crianças



O próximo culto com as crianças (03/07) traz o tema "Fé e Obediência", por que há momentos em que a obediência é a pura demonstração da fé. Quando não se encontram razões que expliquem a atitude, quando o mais sensato é dizer não... só a fé pode explicar todas as coisas, só a fé nos faz dizer sim.

Depois da promessa cumprida, Deus chamou Abraão e pediu Isaque, seu único filho, em sacrifício. Na madrugada Abraão sai com dois servos em busca da montanha que Deus lhe mostraria e chegando ao local segue apenas com Isaque deixando a promessa de que voltariam. E depois de tudo pronto para o sacrifício Isaque pergunta pelo cordeiro.
Era preciso mais do que a lógica humana para que Abraão respondesse a pergunta. Era preciso se desligar de qualquer noção que houvesse sobre o certo e o errado. Era preciso fé, o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
E Abraão responde: - Deus proverá.

A comovente história traça um paralelo com a entrega que Deus faz do seu único filho em favor da humanidade ultrapassando qualquer sinônimo de razão.
"Acima do bem e do mal, reina o amor, vive o perdão."

Abraão não é chamado "O Pai da Fé" em vão. Ora, no momento em que a fé se manifesta verdadeiramente, todas as atitudes são feitas por meio dela.

IDE por todo o mundo...



Esta é a nossa missão:

Ide!

Jesus nunca deu uma ordem que não fosse imediatamente atendida:
Deu ordem ao vento e o vento parou.
Deu ordem à tempestade e ela acalmou-se.
Deu ordem aos demônios, e eles foram expulsos.

Ora, até os demônios obedecem o seu mandar. Mas será que nós, servos de Cristo, estamos obedecendo sua ordem?

A ordem é: - Ide por tudo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Totalmente imperativa!
Mas nós parecemos não escutar esta ordem.
E muitos ainda não se importam com a vontade de seu Senhor.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Prazer de Servir



Toda a natureza é um serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva.
Onde haja uma árvore para plantar, planta-a tu; um erro para corrigir, corrige-o tu.
Onde haja um trabalho e todos se esquivam, aceita-o tu.
Sê o que remove a pedra do caminho, o ódio entre os corações e as dificuldades dos problemas.
 há a alegria de ser justo, mas há, sobretudo, a maravilha, a imensa alegria de servir.
Que triste seria o mundo se tudo se encontrasse feito, se não existisse uma roseira para plantar, uma obra para se iniciar!
Não te chamem unicamente os trabalhos fáceis. É muito mais belo fazer aquilo que os outros recusam.
Mas não caias no erro de que somente há méritos nos grandes trabalhos; há pequenos serviços que são bons serviços; adornar uma mesa, arrumar teus livros, pentear uma criança.
Aquele é o que critica, este é o que destrói, sê tu o que serve.
O serviço não é faina dos seres inferiores. Deus, que dá os frutos e a luz, serve.
Seu nome é: "Aquele que serve"!
Ele tem os olhos fixos em nossas mãos e nos pergunta a cada dia:
"Serviste hoje, a quem?"
Gabriel Mistral

Escola Bíblica Dominical - Encerramento do 2º Trimestre de 2011



O tema central das lições durante este trimestre foi: "Os Desafios da Igreja" e em consonância com este tema o Departamento de Educação Cristã - Escola Bíblia Dominical utiliza-se das palavras do apóstolo Paulo em Efésios 6:12 para promover o Encerramento do 2º Trimestre de 2011:
"Porque não temos que lutar contra carne e sangue" (...)
Todas as 13 lições do Trimestre nos desperta a entender que a Igreja participa constantemente de uma guerra não material, mas espiritual, contra os principados, contra as potestades, contra os principies das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Após a abertura das programações para aquela manhã e leitura dos textos de referência os professores resumiram a lição 13, última lição prevista para o segundo tremestre de 2011, deu-se início a uma apresentação com os alunos das classes "Brilho de Cristo" (Alice) - El Shadai (Renilson, Gleice, Petronilo e Jamile) - "Rosa de Saron" (Társis e Mirian) - A irmão Sandra louvou o hino "Memórias" de Léa Mendonça - . Logo após seguiu-se uma apresentação das Calsses "Chamados por Jesus" e "Águas Cristalinas".
O Professor da Classe "El Shadai", o diácono Robson Borges, palestrou sobre o tema central deste trimestre dando um resumo conclusivo sobre as lições e, em seguida, o louvor "Até o Fim" de Elaine de Jesus foi interpretado por Sirlécia de Jesus.
Professores foram homenageados, alunos que não faltaram durante todo trimestre, alunos que fizeram aniversário durante todo o semestre... Atividades foram entregues e sorteios de brindes foram feitos para presentear alunos e professores.
Desta forma encerramos as programações do 2º Trimestre de 2011 na Escola Bíblica Dominical.

Deus sempre nos surpreende com mais, e faz com que todo o trabalho de professores, alunos, colaboradores, superintendência seja mais cheio de brilho e graça, para que continuemos firmes, inabaláveis, invencíveis debaixo do poder do Senhor Jesus e de sua misericórdia, para continuar colocando nossos dons e talentos à disposição da obra do Senhor e do bom funcionamento das atividades que Ele nos entregou, frutificando onde Ele nos plantou.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

LIÇÃO 13 - A Luta Contra Todas as Sortes de Vícios



“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Fp 4.8

INTRODUÇÃO
O vício tem destruído pessoas, arrasado famílias e manchado sociedades, traumatizando e deprimindo vidas. Muitas pessoas perdem o que têm e o que não têm; chegam a destruir a própria vida e levar outras pessoas a se perderem também. O vício é uma perdição na vida do ser humano e uma catástrofe para as sociedades.

1. O VÍCIO ESCRAVIZA O HOMEM
O vício, no começo, satisfaz, trazendo alegria passageira. Mas no segundo momento deixa a pessoa deprimida, angustiada, irritada e com muitas outras consequências, inclusive tendência ao suicídio.

2. O CORPO DO SALVO É O TEMPLO DO ESPÍRITO
Sabemos que os corpos são nossos, mas não podemos usá-los como bem entendermos, precisamos ser criteriosos e evitar o que prejudica ou corrompe a morada do Espírito Santo. Cuidado com o que você vai fazer ao seu corpo, porque pode ofender o Espírito Santo, Ele está dentro de nós (Ef 4.30).

3. O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
A jogatina promete riqueza fácil sem derramar suor do rosto, sem gastar energia. Mas Paulo diz: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2Ts 3.10). Em 1Ts 4.11 ele afirma que devemos tratar dos nossos próprios negócios e trabalhar com as nossas próprias mãos.

4. OS VÍCIOS SÃO PECAMINOSOS E REPETITIVOS
Existem pecados que não são vícios, mas todos que se tornam repetitivos passam a ser vícios. Existem pecados que são acidentes de percurso.

CONCLUSÃO
O crente não pode estar envolvido com nenhum tipo de vício, seja ele conhecido ou não, pois sabemos que alguns vícios são conhecidos somente por Deus e outros ficam expostos e aparentes diante da sociedade. 


GLOSSÁRIO
Sorte: Que se atribui ao acaso, imprevisível.
Vício: Mau hábito; condenável, prejudicial.
Escravizar: Subjugar, oprimir, colocar na dependência.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 13.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Participe!



Acontecerá neste domingo (dia 26) o Encerramento do 2º Trimestre da Escola Bíblica Dominical.
O tema deste Trimestre foi OS DESAFIOS DA IGREJA e o tema do próximo Trimestre será ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS.
Aguardamos você.

26 de junho - 9:00hs da manhã
Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Madureira
Avenida São Pedro - 876 / Bairro Santo Antônio - Coaraci-BA

sábado, 18 de junho de 2011

A Jabuticabeira



Um jovem se aproximou de um senhor idoso e perguntou:
- Que planta é esta que o senhor está cuidando?
- É uma jabuticabeira - respondeu o velho.
- E ela demora quanto tempo para dar frutos?
- Ah, pelo menos uns quinze anos - informou o homem.
- E o senhor espera viver tanto tempo assim? - indagou, irônico, o rapaz.
- Não, não creio que viva tudo isso, pois já estou no fim da minha jornada. Disse o ancião.
- Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?
E o velhinho respondeu calmamente:
- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...

-

Que seria de nós, se não plantássemos hoje a semente que servirá de alimento amanhã?
Não podemos estar voltados somente para nós mesmos. Temos que pensar, também, nas gerações que
estão por vir. Temos que dar nossa colaboração. Muitas medidas tomadas hoje repercutirão no futuro.
Tomara que você sinta orgulho de poder fazer, de alguma forma, parte dele e ter dado a sua contribuição.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Armadura de Deus



"Revesti-vos de toda armadura de Deus" Efésios 6: 11

Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? Se levantaria para ir ao serviço? Iria para a escola?... A sua primeira reação seria algo que garantisse a sua sobrevivência e a de sua família, não é?
Mesmo quando não percebemos há uma guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual. Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!
Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual. Então precisamos ser fortalecidos no Senhor e na força do seu poder e devemos nos revestir de toda a armadura de Deus.

O cinto é a verdade que precisa ser embrulhada ao centro do nosso ser para segurar todas as coisas. Sem o cinto da verdade, a armadura se desmancha. Certifique-se de que você usa este cinto.

Coloque já a couraça da justiça. O coração é protegido pela justiça de Deus, que é revelada no evangelho. O cristão que vive segundo o evangelho está protegendo seu coração do mal. Proteja o seu coração do mal. Certifique-se de que você usa esta couraça.

Os calçados para a preparação e prontidão para anunciar o evangelho da paz. Quando convertidos pelo evangelho da paz nos tornamos soldados aliados. Quando há mais aliados há menos inimigos para vencermos. Pregando o evangelho da paz salvamos vidas da destruição da batalha. Olhe para os seus pés e veja se estão calçados com prontidão.

A fé é o escudo do cristão contra "todos os dardos inflamados do maligno". Tudo pode ser vencido em Cristo através da fé verdadeira que foi, de uma vez por todas, entregue por ele. Observe se você está utilizando bem este escudo.

Tomai o capacete da salvação. Um capacete protege a cabeça, isto é, o cérebro e os pensamentos. Certeza da salvação é uma poderosa defesa contra as dúvidas, a insegurança e outra obras do maligno. Se os pensamentos maus têm te afligido é porque não está fazendo uso devido deste capacete. Certifique-se de que você está usando este capacete e tenha a certeza da salvação.

Tomai a espada do Espírito. A única arma ofensiva que o cristão precisa é a Palavra de Deus, e não a palavra carnal dos homens. Desembainhe a sua espada e vença as batalhas.

Torne-se cada vez mais forte, vivendo unido com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.
Vista-se com toda a armadura que Deus te dá para ficar firme contra as armadilhas do diabo, pois nós não lutamos contra os seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso pegue agora a armadura que Deus te dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentar as forças do mal, você poderá resistir aos ataque do inimigo e, depois de lutar até o fim, você continuará firme, sem recuar.
Por tanto, esteja preparado. Use a verdade como cinturão; vista-se com a couraça da justiça; calce como sapatos a prontidão para anunciar a boa notícia de paz; leve sempre a fé como escudo, para poder se proteger de todos os dardos de fogo do maligno; receba a salvação como e capacete e a palavra como espada que o Espírito Santo lhe dá.
Faça tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele.

"Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada no abrir de minha boca, a palavra como confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." (Efésios 6: 18-20)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Domingo de Manhã Também é Uma Benção!



Talvez você seja daqueles crentes que, aos domingos, só vem à igreja a noite. Quem sabe, usa o horário da manhã para dormir um pouco mais, cuidar dos afazeres domésticos, fazer a feira, ir ao supermercado, ao shopping, fazer uma obra em casa, etc.
Mas saiba que é aos domingos de manhã que acontece em sua igreja um dos mais importantes momentos para a sua vida espiritual.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você recebe o genuíno e sadio alimento que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você cresce e desenvolve-se através do estudo da Palavra de Deus.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você adquire uma fé mais robusta e madura, assim, estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da Obra de Deus.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você aprende e realiza a evangelização; além disso, aprende a amar e a cooperar com a obra missionária.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você tem oportunidades ilimitadas para servir ao Senhor, pois é o momento para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que você se reúne com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor; e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.
É de manhã na Escola Bíblica Dominical que sua vida espiritual é avivada, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.
Por isso, domingo de manhã é um momento abençoado!

Estamos esperando você em nossa Escola Dominical. Temos uma classe só para você. Venha no próximo domingo e traga a sua família.
Vale a pena!

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!" (Sl 122.1)

1, 2, 3... Muitos!




Continuamente somos registrados, contados e classificados. Censo, número de consumidores, estatística de usuários, levantamento de dados... As contagens mostram que somos muitos, que o mundo está cada vez mais cheio de gente e que as pessoas podem ser classificadas de muitas maneiras diferentes.
Mas isso é tudo o que o homem consegue: tentar colocar ordem no caos, atribuir sentido a um todo que parece não fazer sentido algum.

Você conhece a velha pergunta: “Por que nasci?” Sim, por quê? Faz sentido nascer, viver e morrer?
Não devemos nos admirar se tudo fica sem sentido quando nos desligamos de Deus. Ele tem um plano para nossa vida. Não podemos esperar encontrar sentido na vida se vivemos contrariando Seus projetos. Mas continuamos tentando. Somos teimosos. E o resultado é um mundo que parece um formigueiro, cheio de pessoas andando em todas as direções, menos na única direção certa, que é aquela que Deus quer. Uma, duas, três... muitas. Não é possível contar todas as pessoas que vivem sem sentido na vida. Você é uma delas?

A boa notícia é que o sentido da vida pode ser encontrado, que há razão para viver. Foi para isso que Jesus morreu e ressuscitou. Crendo nEle podemos chamar a Deus de Pai e nos tornar infinitamente valiosos para Ele. Nossa vida adquire sentido. Para Deus não sumimos na multidão. Ele não apenas nos conta e nos registra. Ele pensa em nós. Em cada um de nós. Não somos minúsculos grãos de areia perdidos no espaço. Somos amados por Deus. Aproveite essa chance! Não se esconda. Busque a Deus!

LIÇÃO 12 - A Luta Contra os Poderes das Trevas



“As armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas”. 2Co 10.4

INTRODUÇÃO

A luta contra os poderes das trevas é algo ininterrupto. Todo crente precisa saber como proceder diante das ofensivas de satanás. Ele, normalmente, age de forma sagaz, com artimanhas secretas. Quando o crente negligente percebe, já está enrolado até o pescoço. E não é de se admirar, pois o próprio satanás se transforma em anjo de luz (2Co 11.13-15).

1. CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO
Sem nenhum estardalhaço nem tocando sirene, o inimigo trabalha de forma disfarçada para ninguém perceber que é ele. Aliás, em muitos casos, só depois do estrago (alguns irreversíveis), é que se descobre que foi o diabo.

2. A LUTA NÃO É CONTRA A CARNE E O SANGUE
Muitos estão maltratando pessoas, ofendendo irmãos e destruindo o corpo, pensando que a nossa luta é contra seres humanos. As pessoas são boas, a influência de satanás e o pecado é que as fazem ruins.     

3. USANDO TODA A ARMADURA DE DEUS
Assim como as armas bélicas protegem o soldado comum, a armadura de Deus prepara o crente para enfrentar a batalha espiritual.

4. VIGIANDO COM TODA A PERSEVERANÇA E ORANDO EM TODO O TEMPO
Sozinho não se vence a força das trevas, só buscando o poder de Deus e a ajuda do Espírito Santo. Não podemos confiar em nossas próprias forças nem usar nossas armaduras humanas (Jr 17.5-9).

CONCLUSÃO
O crente não pode se descuidar, não pode abrir brechas para o ataque do inimigo. O adversário quer fazer do crente uma pessoa comum, amarrando, sub-jugando e amordaçando-o para não ser um mensageiro da Palavra de Deus. Mas ele está derrotado. Vigiemos e oremos em cessar.



GLOSSÁRIO

Astúcia: Manha, sagacidade, engano, artifício, ardil.
Principado: Dignidade de príncipe de um território ou estado.
Potestade: Poder, príncipe soberano de grande autoridade

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 12.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lamentações 3: 22,23

..."Porque as suas misericórdias não têm fim; se renovam a cada manhã;"


IGREJA: A Menina dos Olhos de Deus - Culto Jovem de Junho



Até onde Deus é capaz de ir para proteger a minha vida?
O que ele é capaz de fazer para me ver a salvo?
O que eu represento pra Deus?
Qual o grau da minha importância?

Por vezes nos fazemos perguntas como essas, nos esforçamos para buscar uma resposta lógica que explique o cuidado que Deus tem conosco.
Não há uma resposta lógica aos olhos humanos, mas Deus é capaz de fazer coisas extraordinárias e inexplicáveis só para nos livrar do perigo e zelar por nossas vidas.
Hoje, como igreja do Senhor, somo comparados com a menina dos seus olhos assim como o povo Israel.
Em Deuteronômio 32:10 está escrito:
"Acho-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina dos seus olhos."
 A comparação com a "menina dos olhos" não é em vão. O olho, que por sí já é sensível, recebe proteção de todos os lados por estar embutido no crânio e é revestido por membranas, cílios e pálpebras que se movem com grande rapidez ao sinal de qualquer ameaça para sua proteção. E a "menina nos olhos" ainda é a parte mais sensível do olho.

Como o povo de Israel foi mostrado em plena dependência e cuidado de Deus nós estamos hoje, mesmo sofrendo ameaças diversas Deus faz questão de nos deixar inabaláveis.
Ele move céus e terra em favor de sua igreja.

Este é o tema do CULTO COM A MOCIDADE deste mês de junho.
Deus acampa seus anjos ao nosso redor e nos cerca por todos os lados, nos instrui e nos guarda como a menina dos seus olhos.

O Deus Que Faz Milagres.



Não existe outro Deus capaz de fazer o que Ele faz.
Para salvar o seu povo, para manifestar a sua glória e o seu poder, para abençoar seus servos... Ele não mede esforços, faz o impossível se tornar possível; traz à existência aquilo que não existe. E só é preciso um pouco de FÉ,
Para abrir o mar;
Ressuscitar mortos;
Curar doenças;
Derrubar muros;
Parar o tempo ou fazê-lo retroceder
Multiplicar, fortalecer, exaltar, libertar, salvar...
Fazer MILAGRES!

Neste sábado (dia 11) os Novos Convertidos estarão cultuando ao Senhor com toda a igreja e a participação da mocidade. Venha cultuar também.

O DEUS QUE FAZ MILAGRES (João 11: 25), com certeza, irá manifestar mais uma vez o seu grande poder.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Salmos 19: 2,3

..."Uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes."

Vai Tudo Bem?



Como sorrir, quando a alma pede o choro?
Como cantar, se  o coração está triste e angustiado?
Não há como falar que está tudo bem quando se está à beira de um abismo e a situação é a pior já vivida.
Mas ela falou que está tudo bem.

Quando ele perguntou ela poderia ter dito ou feito qualquer coisa que alguém em pleno desespero poderia fazer, mas ela apenas respondeu: - Vai tudo bem! E nada estava tão bem na realidade, ela acabara de perder seu filho. Para a surpresa de todos o desespero deu lugar à força e a coragem para procurar o homem de Deus e ir em busca do milagre.
Sunamita era seu nome e o profeta, Eliseu. Ela foi ao monte procurá-lo (v 22), ela queria uma solução mesmo depois da morte do filho.
Antes que ela chegasse ao profeta, o moço de Eliseu, Geazi, foi ao seu encontro e perguntou: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? Ela apenas respondeu: Vai bem.
Ela sabia que poderia alcançar o milagre para seu fiho e ao lançar-se aos pés de Eliseu mostrou-se um alma aflita e triste de amargura (v 27).
Depois de uma tentativa frustrada o profeta vai à sua casa.

No final da história temos um rapaz acordado, assentado sobre a cama. Uma mãe, chorando choro de louvor a abraçá-lo.
Estava tudo bem finalmente.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIÇÃO 11 - A Luta Contra o Procedimento Ilícito na Sociedade



“Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha”. Ef 5.12

INTRODUÇÃO
O procedimento ilícito tem ganhado força nos últimos dias, pois o aumento da iniquidade continua incontrolável. Muitos não estão preocupados ou enxergando mal o abismo na sua frente, têm seus olhos vendados. Outros parecem gostar deste mal que assola as igrejas em todas as partes.

1. ACEITAR A DESONESTIDADE COMO NORMAL
A honestidade pede socorro, pois ser desonesto está em alta. Hoje um homem honesto é chamado de bobo. Quando não participa de algo errado é tirado do meio, pois está “prejudicando” o bom andamento da corrupção.

2. ACEITAR O JUGO DESIGUAL COM NATURALIDADE
“Vou ganhá-lo(a) pra Jesus; vou influenciar no meio em que estou; serei uma luz no meio das trevas; sal para temperar o ambiente”. Todas estas expressões podem representar falácias, pois quando chega o momento certo, pode-se mudar completamente e se deixar contaminar.

3. ACEITAR OS ESCÂNDALOS COM TOLERÂNCIA
Os escândalos surgem da noite para o dia, são tantos que as pessoas começam a se acostumar com eles e não ligar mais. Alguns cristãos ainda dizem: “Não sou perfeito”. Muitos já perderam a sensibilidade cristã, estando com a consciência cauterizada e não conseguindo mais defender o rebanho de Cristo dos lobos.

4. ACEITAR A FALTA DE ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
O crente deve dar testemunho em sua profissão, principalmente os profissionais liberais e os que trabalham por conta própria. Quando pegar um serviço, cumprir o contrato da melhor forma possível, sem dar prejuízo ao contratante. Os cristãos empregados devem ser o “funcionário padrão” (Ef 6.6-7; Cl 3.22-23). Todas as profissões têm seus códigos de ética que não devem ser descumpridos.

CONCLUSÃO
Ninguém está imune! Quem não vigiar e não tomar muito cuidado, poderá ser atingido por este mal que assola até os crentes que se dizem lavados pelo sangue de Jesus. Examinemos todos os nossos procedimentos à luz da Bíblia, para que não venhamos a ficar reprovados depois de pregar aos outros e sermos rejeitados por Deus (1Co 9.27; 2Co 13.5).  

GLOSSÁRIO

Ilícito: Contrário à moral ou ao direito; errado, ilegal.
Sinceridade: Sem fingimento, sem malícia ou maldade.
Complacente: Misericordioso, bondoso, benigno; que perdoa. 

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 11.

Ladrão de Identidade



A identidade é individual, o que nos torna originais, diferentes... Se tratando da vida cristã, a nossa identidade mostra o nosso modo de vida, nos diferenciando da cultura secular.

"IDENTIDADE é o poder de ser algo que todo ser humano procura alcançar. Por meio dele cada um individualmente pode realizar os seus sonhos. Afinal o poder de ser é algo bom, isto é, quando se tem o conceito certo do “poder de ser”. Isto é um fundamento muito importante. Quando olhamos com atenção, percebemos uma lei que está em movimento no ambiente que diz “esforça-te, dedique-se, conquiste seu espaço...” Não é errado buscar espaço, isto deve estar constantemente em movimento na vida de cada pessoa. Mas, se observarmos, há algo de errado com a mente do ser humano, ou seja, buscam espaço de uma maneira desajustada, como se andassem fora de freqüência e fora de si mesmos." http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1642154-poder-da-identidade/#ixzz1Oh517u4F


Buscando e tomando espaços... e não só isso, tomando as identidades para si, literalmente falando, era como agia o poderoso rei Adoni-Bezeque como retrata o livro de Juízes 1. O nome Adoni-Bezeque significa Senhor de Bezeque, que era a sua cidade.
Todas os povos que aquele Adoni tomava recebiam a sua marca, os seus reis tinham seus polegares dos pés e das mãos arrancados por Adoni, o "Ladrão de Identidade", assim ele era conhecido. Setenta reis, sem identidade e sem poder, eram humilhados por Adoni e comiam de suas migalhas (v. 7).
Porém, o mal que Adoni, rei perverso e cruel, praticava voltou-se contra ele quando Judá e Simeão tomaram o seu reino e ao encontrarem Adoni fizeram ele provar do próprio castigo, arrancando-lhe os polegares dos seus pés e mãos.
E Adoni disse: "Assim, como eu fiz, assim Deus me pagou." E troxeram Adoni para Jerusalém e ele morreu ali.


Não deixe que roubem a sua identidade, existe um monte de Adoni-Bezeque por aí.

De Casa Nova



Tem horas que parece que não dá pra reparar a bagunça que foi feita, ou que não será possível erguer as paredes novamente. Um vento forte passou e nada está como deveria estar...
Mas a palavra que ecoa como ordem, mesmo no meio da ruína é a de RECONSTRUIR.
Reconstruir a casa, o templo, levantar muros, organizar as coisas, rever conceitos, reafirmar valores... para receber a Glória de Deus, com todo o seu peso e grandeza.

A promessa já foi feita... A Glória será bem maior!
Então... Mãos à obra!
Uma nova casa deve estar pronta logo... será mais rápido do que se imagina se confiar. Tudo que o pecado jogou abaixo, destruiu... será reconstruído, firmado, sustentado em graça e poder. Para tempos de Paz e Glória.
Tudo será diferente... o Ouro, a Glória, o Mover, a Unção...

Enquanto isso prepare os louvores, a voz, os instrumentos... para adorar ao Senhor!
Não vai demorar.

"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos"... (Ageu 2: 9a)

Sessão Pipoca - "José - Rei dos Sonhos"



A história de José é narrada no livro de Gênesis, ao final do livro a morte de José é retratada, depois de uma trajetória marcada por momentos tanto de dor quanto de abundância... Deus o exaltou!
Há momentos na história em que os pólos da vida de José mostravam: de um lado um homem humilhado e do outro um homem exaltado, um desprezado e o outro admirado... um rodeado de elogios e bençãos e o outro cercado de ciúmes e humilhação.
Uma vida que passou pelas frias profundezas de um vale, mas que conseguiu alçar altos vôos, sabe porque?
Por que Deus sempre esteve com José!

A "Sessão Pipoca" neste mês de junho trouxe para os adolescentes o filme "José: Rei dos Sonhos".
Depois do filme os adolescentes debateram a história de José num momento de perguntas de respostas... e a alegria da tarde mesmo, além da surpresa para o mais novo componente do grupo - Geovane - por seu aniversário naquele dia 05, foi ver uma criança (Róger Ventura) aceitar a Jesus como único e suficiente salvador de sua vida neste encontro com adolescentes.

sábado, 4 de junho de 2011

Virtude da Perseverança



"É pela perseverança que mantereis vossas vidas."

O povo costuma dizer que "devagar se vai ao longe" ou que "a perseverança tudo alcança", ou ainda, que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". A maioria das pessoas quer ter sucesso, mas não tem paciência necessária para consegui-lo.
"Não há algo que conduza mais o sucesso de qualquer empreendimento importante e difícil, do que um espírito firme, incansável e perseverante."
As formigas enchem o formigueiro com os retalhos de folhas, indo e vindo várias vezes incansavelmente.
No máximo tocam-se brevemente ao se encontrar em direções opostas, parecendo dizer palavras de estímulo, como: "Vamos em frente, porque vale a pena".
Às vezes até esquecemos o quanto é importante para o nosso irmão receber uma palavra de estímulo. Um elogio faz bem e nos dá coragem para superar os problemas.
É tempo de avançar, firme e perseverante rumo aos seus sonhos. Não esqueça, Deus é contigo por onde quer que andares.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lei e Graça



O DEUS DA LEI
Na lei de Deus é que se revela o Deus da Lei.
Quando caminhamos na direção Dele e nos concentramos Nele percebemos como é agradável obedecer aos seus decretos.
Em seus mandamentos Deus revelou sua glória e deixou claro que é o único e Santo, por isso não pode ser menosprezado.
Respeitando sua Palavra rememoramos a grandeza de sua majestade.
Como prova de nossa convicção em Seu amor, certos de que Sua lei nos transmite seu caráter, oferecemos nossa obediência que envolve sempre uma atitude de coração, uma ação interna que reflete em nossa vida cotidiana.


A LEI DE DEUS
Quando o Senhor proclamou sua lei, começou lembrando a todos da obra que Ele tinha operado, libertando seu povo.
Esse grande ato de redenção seria motivo suficiente para o povo ouvir e obedecer, assim como a redenção que temos em Cristo é a motivação para que obedeçamos ao Senhor.
Cristo morreu por nós para que fôssemos salvos de nossos pecados e pertencêssemos a Ele. O desejo do coração Dele é que nos comportemos não como escravos que estremecem de medo diante de seus senhor, mas como filhos gratos que amam o Pai celeste e apreciam tudo o que ele é e faz por nós.


A GRAÇA
Não há qualquer contradição entre a grandeza e a graça de Deus, pois com o mesmo coração que amamos ao Senhor também tememos à Ele.
Vivemos debaixo da graça de Deus, que nos presenteou com a vida de seu próprio filho. Mesmo assim é importante conhecer a lei de Deus, para conhecer melhor o Deus da lei e agradá-lo.
Cristo cumpriu toda a lei para que não precisássemos temer o juízo. Mas a lei moral permanece, Deus ainda julga o pecado.
É tão errado mentir, roubar, cometer adultério e homicídio hoje quanto no dia em que a lei foi lida pela primeira vez. E hoje ainda temos a revelação plena da vontade de Deus por intermédio de Jesus, e mesmo tendo conhecimento claro da verdade, muitos continuam escolhendo pecar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LIÇÃO 10 - A Luta Contra o Farisaísmo Hipócrita



“Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!”. Mt 23.24

INTRODUÇÃO.
Muitos estão coando um mosquito e engolindo um camelo (Mt 23.24), se atendo a coisas pequenas de interesse particular e deixando passar outras altamente relevantes que jamais poderiam ficar esquecidas. A hipocrisia mostra muitos escondendo o que vai por dentro e mostrando o exterior espiritual e santo, que é falso e comprometedor.

1. MOSTRAR NO EXTERIOR AQUILO QUE NÃO TEM POR DENTRO
Hipócrita é a designação da pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência, uma fachada de bondade e amizade falsa ou exagerada.

2. COLOCAR CARGAS PARA OS OUTROS QUE ELES MESMOS NÃO CARREGAM
Pregar e ensinar o que não se vive. Criar regras para a igreja sob o pretexto de obediência para parecerem santos demais, mas eles próprios são imundos e escondem as suas verdadeiras identidades negativas.

3.REALIZAR OBRAS PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS
Dão esmolas, jejuam, oram, cantam, vão à igreja regularmente, carregam a Bíblia e saúdam os irmãos ostensivamente para serem vistos pelos homens (Mt 23.5). 

4. COAR UM MOSQUITO E ENGOLIR UM CAMELO
O hipócrita coloca a pureza exterior aparente acima da santificação real do coração, da mente e do espírito (Mt 23.25-28). Não adianta dar uma de santo; é preciso ser santo (1Pe 1.15).

CONCLUSÃO
O Evangelho não se resume em entregar os dízimos, vestir roupa de “crente” e seguir rigorosamente as instruções emanadas dos púlpitos das igrejas; tudo isto é válido, mas a nossa comunhão com Deus está acima da religião. A pureza interior deve sobressair, o amor ao próximo ressaltar a paciência com os fracos na fé e a sinceridade diante de Deus, não podem faltar.  


GLOSSÁRIO

Farisaísmo: Figuradamente é fingimento e falsa santidade.
Hipócrita: Ator de teatro, falso devoto, falsa aparência.
Filactérios: No judaísmo, par de pequenas caixas de couro que continham alguns trechos da Lei de Moisés.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 10.