sábado, 26 de maio de 2012

9º Congresso Infantil - Poster's





9º Congresso Infantil - Convite


terça-feira, 22 de maio de 2012

O Outro Lado


“Prazer imediato e sem limite! Sexo sem compromisso e sempre que eu tiver vontade! Essa é a minha vida e eu faço dela o que bem quiser!!!
Todo mundo vive assim... Porque eu faria diferente.?”

Esse é o seu estilo de vida? Então, você deveria conhecer o outro lado da sexualidade; um lado diferente e que anda esquecido nos dias de hoje, mas que pode abençoar a sua vida e mudar radicalmente a forma como você entende o sexo.

A Bíblia tem muito a dizer sobre sexo. Sua sexualidade é, antes de tudo, um presente, uma benção divina. Foi Deus que projetou você de forma que você pudesse se sentir fisicamente atraído por alguem do outro sexo.
Mas, a Bíblia ensina que Deus colocou esse dom em você com propósitos muito bem definidos.
A razão básica porque Deus nos criou como seres sexuados foi para sermos instintivamente protegidos da solidão e experimentarmos a completudo ao lado de alguém:

O Senhor disse: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sa outra metade. (Gênesis 2: 18)

A vulgarização do sexo tem feito muita gente escrava dos seus próprios instintos sexuais. O resultado disso é: solidão, alienação, frustação e vazio de alma. Exatamente o oposto daquilo que Deus originalmente planejou para nós!
A Bíblia previu que chegaria um tempo em que as pessoas estariam tão voltadas para o prazer físico, que já não se importam com as consequências desse estilo de vida:

Nos últimos dias haverá tempo difíceis. Pois muitos serão egoístas... e... amarãm mais os prazeres do que a Deus. (2Timóteo 3: 1b-4b)

Apesar de tudo o que se diz por aí, seu corpo não é um mero objeto de prazer para ser usado, abusado e descartado por outras pessoas. Assim também o corpo dos outros.

Aquilo que o mundo moderno chama de liberdade sexual, a Palavra de Deus classifica como imoralidade. E a imoralidade cobra um preço muito alto dos que a praticam:

O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir ao Senhor. Fujam da imoralidade sexual! A pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. Você não sabe que o seu corpo é templo do Espírito Santo? Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade. Não se enganem, pois os imorais não terão parte no reino de Deus. (1Coríntios 6: 16b, 18a, 19a / 6: 9b-10b)

O prazer sexual foi divinamente projetado para ser “curtido” no seu devido tempo, com responsabilidade e em amor. Vale a pena se guardar, esperar e se preparar para esse momento tão especial que Deus criou para você!

O amor... tudo espera, tudo suporta.  Tudo fez Deus formoso o seu devido tempo.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá e sua mulher; e serão doi numa carne. (1Coríntios 13: 6b / Eclesiastes 3: 11a / Efésios 5: 31)


Esse é o outro lado da sexualidade:
Uma vida de pureza vai enaltecer e valorizar a sua vida sexual! Ela vai resgastar o sexo a uma posição de dádiva de Deus para a sua felicidade e da pessoa que viver ao seu lado!

Como se purificará o jovem o seu caminho?
Observando-o conforme tua Palavra. (Salmos 119: 9)

Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. (Mateus 5: 8)

Vale a pena conhecer o outro lado.

Fonte: Interlink (Agencia Missionária)


LIÇÃO 09 - Auxílio Para o Professor


Satanás toma poder completo sobre a terra. A marcação do 666 será implementada pelo exército do Anti-cristo. Os que não quiserem ser marcados morrerão sumariamente.
 
 

1ª TAÇA
Derrama-se a primeira taça. Os que já foram marcados pelo 666 receberão úlceras malignas e muito doloridas em seus corpos. Não tem cura. Terão que conviver com essas úlceras até morrer. Isso ocorrerá no mundo inteiro. Inicia-se a guerra do Armagedom. O exército do Anti-cristo invade Israel. Duração 1.050 dias.
Devido o arrebatamento dos cristãos, que foi um sumiço sem deixar vestígio nenhum, as pessoas ficaram possuídas de grande medo. Agora, só vivem em grupos e não procuram a cama para dormir. Acham que a qualquer momento isso poderá acontecer novamente. É o desespero total da humanidade. Duração 5 dias.

2ª TAÇA
Já se passaram 185 dias da primeira taça. Agora, derrama-se a segunda taça que tem a finalidade de tornar as águas dos mares em sangue como de morto. Morrerá todos os seres marinhos. Nenhuma vida restará em todos os mares. O grande fedor que exalará dos mesmos, exigirá que as pessoas usem mascaras. Duração 525 dias.

3ª TAÇA
Já se passaram 365 dias da primeira taça. Agora, derrama-se a terceira taça que tem a finalidade de tornar as águas dos rios e das fontes em sangue. Não haverá mais água doce para se beber no mundo todo. Duração 350 dias.

4ª TAÇA
Já se passasram 545 dias da primeira taça. Agora, derrama-se a quarta taça que tem a finalidade de fazer o sol ficar muitas vezes mais quente. Tal a quentura do sol que as pessoas se queimarão se andar de dia. Somente poderão andar à noite. Sem água doce para beber, devida a mesma estar em sangue. Duração 262,5 dias.

5ª TAÇA
Já se passaram 725 dias da primeira taça. Agora, derrama-se a quinta taça que tem a finalidade de tornar em densas trevas o país onde está o trono da besta. As trevas serão tão densas que dará angústia nas pessoas. Duração 150 dias.

6ª TAÇA
Já se passaram 875 dias da primeira taça. Agora, derrama-se a sexta taça que tem a finalidade de secar as águas do rio Eufrates (que estão em sangue) para que a Ásia entre na guerra do Armagedom com seu exército de 200.000.000 de soldados. A guerra fica muito enfurecida. Esses exércitos que lá estão no vale de Josafá, lutarão com Jesus Cristo e seu exército que é a Igreja corpo de Cristo. Duração 175 dias.

7ª TAÇA
Já se passaram 1.050 dias da primeira taça. Findou-se todas as taças desde a primeira até a sexta. Mas, tudo que elas fizeram ainda está em atividade. Agora, derrama-se a sétima taça. É a mais horrorosa de todas elas. Haverá um tremendo terremoto como nunca houve. A terra balançará como se fosse uma rede de dormir. Isso acontecerá para fazer a terra voltar ao seu eixo equatorial em 23,5º. A Europa ou Eurásia, simplesmente desaparecerá. Desse dia em diante, será fundo de mar, como também muitos outros países. Duração 210 dias.

sábado, 19 de maio de 2012

LIÇÃO 10 - A Grande Babilônia


TEXTO ÁUREO
“E ouvi outra voz do céu que dizia Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorrais nas suas pragas”. Ap 18.4


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender que os falsos cristãos são, por Satanás, introduzidos na igreja, mas não fazem parte dela;
Ensinar que a meretriz não é somente a instituição religiosa, mas todo o conjunto de doutrinas e idéias que apoiam projetos contrários a Deus e ao Seu reino; e
Enfatizar que verdadeira igreja não deve tolerar a Meretriz. Mas rejeitá-la através de ensino veemente e constante da sã doutrina. 


INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 16.17, já foi dado o anúncio da queda de Babilônia. O capítulo 17 se detém na descrição daquela que foi, e será a grande prostituta, até que seja julgada e destruída. O capítulo 18 se ocupa dos pormenores da queda e destruição dela, bem como das suas conse-  quências para os habitantes da terra.

1. A MULHER MONTADA NA BESTA
Ao estudar os capítulos 17 e 18 de Apocalipse, somos tentados a identificar tanto a Besta quanto a meretriz com algum sistema político ou religioso passado e contemporâneo. Até somos estimulados a isso pelo próprio livro (Ap 13.18). Porém aqui evitaremos esta linha e nos esforçaremos para obter a maior compreensão possível do texto.

2. O MISTÉRIO DA BESTA
Já tivemos oportunidade na lição sete, de estudar um pouco a respeito desta Besta, por isso, neste tópico, analisaremos somente sua relação com Babilônia, a grande meretriz. Leia atentamente o capítulo 17 para maior aproveitamento da lição.

3. O MISTÉRIO DA MULHER
A meretriz do capítulo 17 pode e deve ser identificada com o sistema religioso que desde sempre se opõe ao povo de Deus. Porém jamais deve ser confundida com a igreja visível, pois esta foi edificada por Jesus (Mt 16.18) e será sustentada por Ele mesmo depois que os fiéis forem arrebatados (Ap 12.14). Ela não se transmutará em meretriz, mas deixará de existir quando se extinguirem os motivos para sua existência.
CONCLUSÃO
A visão da grande prostituta fascina. Poder, riqueza, luxo, ócio e vícios, exercem atração sobre as pessoas em todos os tempos e lugares. Asafe, no Salmo 73, comprova que a grande tentação é pensar e agir como os ímpios. “Mas nós aguardamos novos céus e nova terra em que habita a justiça” (2Pe 3.13).

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 10.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

LIÇÃO 08 - A Igreja Local e o Envio Missionário (Subsídio)

Antioquia

Antakya, sul da Turquia. Fonte: Wikipedia

 Antioquia (a moderna Antakya, no sul da Turquia) era a capital da Síria, construída em 301 a.C. por Selêuco Nicator, fundador do Império Selêucia. Era um grande centro comercial, localizado num vale amplo e fértil abrigado por montanhas majestosas cobertas de neve, e a cidade era chamada "Antioquia, a Bela e Dourada". Em 64 a.C., os romanos a conquistaram e fizeram dela a capital da província romana da Síria. A cidade foi ampliada e adornada até se tornar a terceira maior cidade do Império Romano (depois de Roma e Alexandria), tendo uma população, no século I d.C., de uns 500 mil habitantes. Sendo uma cidade cosmopolita desde sua fundação, havia entre seus habitantes muitos judeus, que receberam privilégios semelhantes aos dos gregos.
A primeira igreja gentílica foi fundada em Atioquia, e foi ali que os discípulos foram, pela primeira vez,chamados cristãos (At 11.19-26), designação que provavelmente teve origem entre os populares de Antioquia, que eram muito conhecidos pela invenção de alcunhasFoi a igreja de Antioquia que enviou Paulo e seus companheiros nas três viagens missionárias (Atos 13.115.3618.23), e Paulo apresentou relatório a essa igreja ao voltar das duas primeiras (Atos 14.2618.22). É possivel que Paulo depois da terceira viagem missionária, planejasse voltar a Antioquia, depois da visita a Jerusalém, mas foi impedido de fazê-lo por ter sido preso.

Ásia Menor. Fonte:Wikipedia


fonte: http://leiturasdaquenia.blogspot.com.br

Comemoração do Dia das Mães na EBD - 2012


VEJA TEMA 2013
VEJA TEMA 2011

O Departamento de Educação Cristã se dedicou nas últimas semanas a trabalhos relacionados ao "Dia das Mães" e presenteou à Escola Bíblica Dominical com estudos acerca de Joquebede, o que tornou-se em representações, coreografias, palestras, jograis... realizados neste dia 13 em comemoração ao "Dia das Mães", tudo organizado pela Escola Bíblica Dominical para todas as mães e comunidade cristã.

"Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais,  porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei." (Hebreus 11:23)

JOQUEBEDE, um nome tão pouco conhecido protagonizando uma história tão conhecida recontada durante tantos anos. Este mesmo nome foi motivo de inspiração para que o DEC e a EBD comemorassem o "Dia das Mâes". Então, com o Tema: JOQUEBE, A MÃE QUE CONFIOU NO SENHOR, baseado em Ex. 2: 2-9  a EBD nos trouxe uma história de confiaça em Deus e em suas promessas.
Como abertura para as programações daquele dia a professora Sonilda Rodrigues, Betânia Borges e a aluna Sandra Cristina chamaram a atenção para o que aconteceria naquela manhã.
Em seguida o jogral "Minha Mãe" foi apresentado pelos alunos Everlon Campos, Amanda Marques e Natan Moreno.
Mais uma vez Sonilda, Betânia e Sandra contaram em forma de Jogral toda história desafiadora de Joquebede para guardar e proteger seu filho e a obra de Deus para aquelas vidas.
Com a música "Choro de Joquebede" de Vanilda Bordieri, Sirlécia, Natália, Amanda representaram a hisória de Joquebede com seu filho Moisés e  Alana e Viviane apresentaram uma coreografia, sendo:
Joquebede: Sirlécia
Miriã (Filha de Joquebede e irmã de Moisés): Natália
Moisés (filho legítimo de Joquebede e adotado da filha de Faraó): um bebê
Filha de Faraó: Amanda
Servas da filha de Faraó: Alana e Viviane.

Após as apresentações uma paletra foi ministrada pela professora Dilma Reis que subistituiu a Missionária Lene que por motivos maiores não chegou a tempo para palestrar.

Ao final, com as lembranças sendo distribuidas o Superintedente Erivelton Campos entoou o louvor "Essa é a minha mãe" em homenagem às mães aproveitando para homenagear sua mãe Sonilda Rodrigues, professora da Classe Rosa de Saron.
Com uma oração obençoando todas as Mães feita pela nossa Missionária Lene foram encerradas as programações para o Dia das Mães.
Gratos a Deus pela realização de mais um projeto, agradecemos também aos seus servos, muitos deles, que colaboraram direta ou indiretamente para que isto se tornasse real.

Deixamos aqui nossos protestos de estima e consideração a todas as mães presentes.

Departamento de Educação Cristã
Escola Bíblica Dominical
+ Sobre o Evento
Convite
Programação

LIÇÃO 09 - As Sete Taças da Ira de Deus


TEXTO ÁUREO
“E vi outro grande e admirável sinal no céu Sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus”. Ap 15.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Exaltar a importância da igreja e o privilégio incomparável de pertencer a ela;
Enfatizar que estaremos prontos para julgar o mundo quando amarmos justiça e a santidade; e
Deixar claro que só serão julgados por Deus aqueles que se recusarem a sofrer a disciplina do Senhor.

INTRODUÇÃO
Você estudou na lição anterior que a pregação do Evangelho Eterno será, ao mesmo tempo, apelo à conversão, anúncio da destruição da sociedade fundada na injustiça e na soberba humana e aviso quanto ao destino último da Besta e de seus adoradores. Cumpridas estas etapas o julgamento divino sobre a terra e seus habitantes será concluído e as últimas sentenças serão executadas “porque nelas é consumada a ira de Deus”.

1. CURIOSIDADES INICIAIS
A seção intitulada “A ceifa e a vindima” (Ap 14.14-20) faz parte dos preparativos para o derramamento das últimas pragas da ira de Deus, por isso, foi incluída nesta lição. Nela aparecem quatro anjos que somados aos três de Apocalipse 14.6-13 perfazem um total de sete. Pelas suas características parecem apontar para os anjos das trombetas em Apocalipse 8.2, e para os que derramarão os sete cálices do furor de Deus sobre a Terra. 

2. OS ANJOS DAS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS
O capítulo 15 relata a detalhada preparação para o julgamento final. “E os sete anjos... saíram do templo” (Ap 15.6). O juízo provém do mesmo templo celestial. Os anjos saem não como servos ou mensageiros, mas como administradores reais do juízo, cingidos à altura do peito com cintos de ouro. A ira de Deus é repartida entre os sete anjos por um dos seres viventes e estará contida em sete taças de ouro.

3. OS ALVOS DAS QUATRO PRIMEIRAS TAÇAS
No capítulo 16, à semelhança das pragas derramadas sobre o Egito, os sete anjos recebem ordem para despejar suas taças sobre a terra. Será o julgamento definitivo anunciado pela proclamação do Evangelho Eterno. Será também a última etapa do resgate do povo de Deus dos domínios do ‘iníquo’ e da purificação do planeta. Um processo parecido com a colheita e o preparo do solo para um novo plantio. Depois virá o Milênio.

CONCLUSÃO
O controle de todas as coisas pertence a Deus. Quando chegarem os dias compreendidos pelo derramar das sete taças, todos os poderes inimigos de Deus e resistentes ao Seu domínio estarão a serviço dEle, e prepararão o palco, onde eles mesmos serão julgados e condenados. Portanto, querido irmão, se tudo estiver dando errado na tua vida, sossegue Deus está no controle.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 09.





quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sorrir por Dentro


Eu só consegui entender o que isso realmente representa quando resolvi conversar com Deus ontem a tarde. Nós conversamos sobre a minha felicidade, sobre as minhas decisões e sobre os meus sorrisos claro. Eu prefiro as tardes de sol, mas tardes de chuva impulsionam também diversas reflexões, ontem foi assim.
 O que impressiona não é o sorriso em si, mas o que está por trás dele, ele é só um reflexo ou um capa que cobre problemas, tristezas, indecisões.
Parece hipócrita a ação de usar o sorriso como uma capa, ser capaz de sorrir por fora mesmo não sorrindo por dentro. Mas a verdade é que somos experts nisto. Somos treinados durante toda vida a camuflar nossos verdadeiros sentimentos, opiniões, anseios, sonhos... demonstramos uma imagem que não é a verdadeira e o pior de tudo é que nos acostumamos com isso, com o tempo nos tornamos uma pessoa cada vez mais próxima daquela que todos querem ver e não ousamos mudar, contudo não esquecemos daquela pessoa que continua escondida e das dores que carregamos por dentro.
Acabei lembrando do que um grande amigo meu me disse algum dia: somos como uma lua cheia, encantamos as pessoas, somos admirados, alvo de elogios, estamos com a face iluminada e nos sentimos bem com isso, ah como nos sentimos bem, por um momento esquecemos da parte escura daquela lua, aquela parte que ninguém vê, está por trás, a parte que o sol não tocou, tão cheia de imperfeições e crateras, parece bem mais confortável esquecê-la, ou ao menos tentar fazê-lo.
A realidade é que não conseguimos esconder de Deus o choro interno. Por vezes parece até que conseguimos esconder de nós mesmo o choro, quando o espelho reflete um sorriso tão bonito e satisfatóriamente necessário. Mas Deus sabe bem como estamos por dentro, não somos capazes que camuflar isso dEle.
Entendi que se só Ele me vê por dentro, só Ele pode me ensinar a sorrir de verdade, fazer com que o sorriso externo seja apenas o reflexo da minha verdadeira alegria e não a capa que cobre o meu interior cheio de dor.
Compreendi que posso deixar de ser como a lua e passar a ter luz própria, iluminar ao invés de ser iluminado superficialmente.
Então pedi a Deus que me ensinasse a sorrir, por dentro, e só isso é necessário para que eu possa sorrir, em todas as situações.
E ser feliz.

LIÇÃO 08 - A Proteção, A misericórdia e Os Juízos Divinos


TEXTO ÁUREO
“Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Ap 14.7

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que aquele que tiver a marca do caráter de Cristo herdará o novo céu e a nova terra;
Exibir a perfeita unidade entre o Apocalipse e as profecias do Antigo Testamento;
Estimular a igreja a pregação ousada dos juízos contidos no Evangelho Eterno.

INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 14.1-13, Jesus mostra o destino dos selados e o ministério deles. Informa que eles são primícias para Deus e para o Cordeiro. Encoraja os judeus a permanecerem firmes no propósito de seguir a Cristo, pois os que receberem o selo de proteção sofrerão angústias indizíveis, mas sobreviverão a elas e seguirão o Cordeiro para onde quer que Ele vá. Informa, também, que não executará os últimos juízos antes que o Evangelho Eterno seja pregado a todos os habitantes da Terra para adverti-los quanto ao fim dos que seguirem a Besta e aceitarem sua proteção.

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A tendência geral entre os intérpretes é evitar explicar a preferência de Deus a Israel e por Sião, atribuindo significado simbólico a Apocalipse 14.1, porém isso não é necessário, pois os pensamentos de Deus são superiores aos nossos (Is 55.8,9; Jr 29.11). Portanto, podemos confiar que Deus, por razões próprias de Sua soberania e conhecimento ilimitado, elegeu a Israel para seu povo na Terra e a Sião para sede de Seu governo físico no Planeta. Além do que, o texto não trata propriamente de eleição, mas da harmonia entre Céu e Terra. Vejamos:

1.1.Uma festa no céu (Ap 14.2)
1.2.A mesma festa na Terra (Ap 14.2,3)
1.3.O perfil do povo de Deus

2. DISTINGUINDO ENTRE MÁRTIRES E SELADOS
Ainda não ficou esclarecido se a multidão dos mártires (Ap 7.9-14) fala de um grupo de salvos e os selados de outro agrupamento de remidos ou se ambos tratam do mesmo grupo de salvos, apenas designados por nomes diferentes. Entendemos que se trata de grupos distintos de remidos. Vamos às razões para esta conclusão
2.1. O texto
2.2. O contexto
2.3. O motivo da selagem dos israelitas

3. 144.000 SELADOS
Neste tópico, deter-nos-emos sobre os cento e quarenta e quatro mil selados, visto que a presença deles no Apocalipse desperta calorosas polêmicas. Inicialmente, é importante destacar que eles são reais, embora o número seja um número perfeito e completo de mil dúzias de dúzias. Neste caso, simboliza os crentes judeus fiéis na terra, que permanecem firmes no meio da calorosa perseguição do Anticristo, pois não se curvaram diante de suas ordens demoníacas. No entanto, para outros teólogos que não fazem distinção entre Igreja e Israel, a multidão e os 144.000 são um mesmo povo, pois eles acreditam que a Igreja no Novo Testamento é o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6.16).

CONCLUSÃO
Ao estudar esta lição, você pôde observar a providência amorosa de Deus para com Israel, para com a humanidade e para com o Planeta. E viu também que sua justiça e santidade não são limitadas por seu amor e paciência. No tempo oportuno, os pecadores impenitentes serão julgados e para sempre castigados junto com o líder e protetor deles Satanás. Portanto, “se hoje ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureçais o vosso coração”.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 08.

sábado, 12 de maio de 2012

Homenagem às Mães



Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
Você é uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...


É capaz de doar a própria vida para salva-los.
E nem tanto te valorizam...
Quando crescem, muitos te esquecem.
São poucos, os que reconhecem...


Mas, Deus nunca lhe esquecerá. 
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Pedimos a Deus que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
Tudo foi desafio, mas você aceitou com alegria.
O filho que nasceria...


Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso Sim! é pra valer...
Nossos sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...
Dia das mães, na verdade é todo dia.


Departamento de Educação Cristã
Escola Bíblica Dominical

quarta-feira, 9 de maio de 2012

LIÇÃO 07 - A Mulher Vestida do Sol e Seus Adversários


TEXTO ÁUREO
“Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que a igreja está envolta na luz de Deus;
Insistir em que a igreja use toda a armadura de Deus Único meio de resistir no dia mau; e
Lembrar que Satanás e os homens ímpios são poderosos, mas destinados à derrota.

INTRODUÇÃO
A mulher de Apocalipse 12, que estudaremos nesta lição, sempre teve por adversários ardilosos e ferozes, o Dragão e a Besta, mas, quando a sétima trombeta anunciar que “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo”, os inimigos tirarão a máscara e mostrarão todo o seu furor e malícia contra a mulher. É o que estudaremos agora. Deus nos abençoe e abra os olhos do nosso entendimento.

1. A MULHER E SEU FILHO
A identificação da mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés, uma coroa de doze estrelas na cabeça e grávida de um filho varão, desperta a imaginação dos leitores do Apocalipse. Confira as três interpretações mais conhecidas.
1.1.A mulher é Israel, o filho varão Jesus
1.2.A mulher é a própria terra e o filho varão os santos mortos
1.3.A mulher é a igreja visível, o filho varão, os fiéis


2. O GRANDE DRAGÃO VERMELHO
Uma das regras de interpretação da bíblia é que “a Bíblia interpreta a própria Bíblia”. O texto aponta para um “grande dragão vermelho” (Ap 12.3). O texto diz que o “grande dragão” é Satanás, a antiga serpente, chamada o diabo (Ap 12.9). Neste ponto da revelação, o dragão (Satanás) é lançado fora das esferas celestiais para nunca mais voltar (Ap 12.8), Seu papel de acusador termina (Ap 12. 10b). Ao ser destronado, Satanás compreende que lhe resta pouco tempo e, com grande ira, sua única esperança é organizar um exército para fazer guerra contra Jesus em sua segunda vinda. Essa será a batalha do Armagedon (Ap 12.12, 17; Ap 19.19). O texto ainda revela que as sete cabeças do dragão apontam para sua posição geográfica “sete montes”, diz que “são sete reis” e, cinco deles já perderam sua força, um ainda existe e o outro vira nesse tempo (Ap 17.9-10). Por fim, diz “E os dez chifres que viste são dez reis” (líderes mundiais) que, na força de Satanás lutarão contra o cordeiro (Ap 17.12, 14).

3. EXPLICANDO APOCALIPSE COM APOCALIPSE
Como entender o significado de figura tão estranha como aquela que João, no capítulo treze, por falta de outra palavra chama de a Besta Aprendamos, pois com as explicações que o próprio Jesus nos dá no capítulo 17. A Besta fala de poder temporal histórico, presente e futuro. Veja lição 10.

CONCLUSÃO
Quando ainda na carne, Jesus falou aos seus discípulos sobre um maravilhoso organismo que nasceria de sua morte e ressurreição e declarou Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Que maravilhosa declaração. A igreja do Senhor triunfará sobre todo o mal, e por fim, reinará gloriosa.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 07.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

6 Dicas Para o Jovem Cristão



1. Jamais despreze a oração diária.E, quando orar, lembre que Deus está presente ali, ouvindo suas orações (Hebreus 11.6).

2. Jamais menospreze a leitura diária das Escrituras. E, quando ler, lembre que Deus está falando a você; portanto, precisa crer e agir de acordo com o que Ele diz. Acredito que toda apostasia começa em se negligenciar estas duas regras (João 5.39).

3. Jamais passe um dia sem fazer algo para Jesus. Todas as noites medite sobre aquilo que Ele fez por você e pergunte a si mesmo: O que estou fazendo por Ele? (Mateus 5.13-16).

4. Se você está em dúvida acerca de algo ser correto ou errado, dirija-se ao seu quarto, dobre seus joelhos e peça a bênção de Deus sobre aquilo (Colossenses 3.17). Se você não puder fazê-lo, aquilo é algo errado (Romanos 16.23).

5. Jamais copie seu cristianismo de outros cristãos ou argumente que tal pessoa faz isto ou aquilo e, por conseguinte, você também pode fazê-lo (2 Coríntios 10.12).Pergunte a si mesmo: Como o Senhor Jesus agiria em meu lugar? E esforce-se para segui-Lo (João 10.27).

6. Jamais creia naquilo que você sente, se contradiz a Palavra de Deus.Pergunte a si mesmo: O que eu sinto é verdadeiro, sendo confirmado pela Palavra de Deus?Se ambos não podem ser verdadeiros, creia em Deus e acredite que seu coração está mentindo (Romanos 3.4; 1 João 5.10-11).

terça-feira, 1 de maio de 2012

Desafios


Que servo de Deus não tem sua vida marcada por lutas, em que certos obstáculos surgem para provar a fé? Desafios são ingrediente indispensável para o desenvolvimento da vida cristã, mudam condutas e pensamente, e aperfeiçoam o relacionamento com Deus.
Se vistos do ângulo certo, os obstáculos dispostos ao longo do caminho são percebidos, não como armadilhas que destroem ministérios ou enfraquecem a vida espiritual, mas como formadores de caráter, que aperfeiçoam forças e capacidades, geram experiências, promovem intimidade com Deus.
O que seriam dos grandes homens de Deus e seus ministérios se suas incapacidades não fossem mudadas?, se ainda tivessem suas vidas nutridas pelo medo, timidez, vergonha e falta de confiança?  Talvez devêssemos perguntar isso a pessoas com Davi, Daniel, Paulo e Silas, Moisés... ou quem sabe ao próprio Abraão. Quem seria Davi se Golias não surgisse em sua história?, ou quem seria Daniel se não fosse lançado na cova com leões?, talvez a história de Paulo e Silas não seria de um significado tão grandioso pra nossas vidas hoje se terminasse aquela noite, naquela prisão. A libertação de um povo escolhido por Deus seria ainda lembrada, mas quem seria Moisés diante de tudo isso?
Confiança em Deus, ousadia, coragem estão sempre presentes nas vitórias sobre os desafios que encontramos durante a vida cristã, são provas de nossa fé no Deus que servimos. Não há como falar em fé e não lembrar de Abraão, um exemplo pra nós que pensamos em parar diante das lutas, abrir mão do arado que nos foi confiado.
Aos olhos humanos nenhuma das vitórias que citei seria possível, porque além das forças humanas há um fator essencial, gerador de coragem, ousadia e confiança: a ação do Espírito Santo. A presença e ação do Espírito de Deus nos move quando o mais sensato seria parar, nos levanta quando normalmente deveríamos estar assentados e acomodados em um canto qualquer.
O Espírito Santo nos leva a vermos os desafios do angulo correto, de modo que as recompensas de Deus ficam bem mais nítidas do que as dificuldades enfrentadas.