sábado, 22 de outubro de 2011

Participe!


O Departamento Infantil promove neste dia 23 um culto festivo com as crianças.
O tema: Criança com Jesus é só alegria e diversão está baseado em Neemias 8: 10b.

Aguardamos sua presença (convite abaixo):


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIÇÃO 04 - Barnabé e a Liderança Sinérgica




Texto Áureo: “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara”. Dt 32.30

Objetivos:
Compreender por que Barnabé foi buscar a Saulo para auxiliá-lo;
Ensinar o que é a verdadeira sinergia aplicada ao trabalho do Senhor;
Explicar as vantagens do desenvolvimento de um trabalho sinérgico em dupla ou em equipe.


INTRODUÇÃO
Veremos ao longo dessa lição as vantagens de um trabalho sob uma liderança sinérgica (conjunta), para que possamos destacar ainda mais a cooperação voluntária e sincera em nossas igrejas. Sinergia é a combinação de dois ou mais elementos que convergem seus atos para a realização de um determinado fim, possibilitando assim, grandes feitos. Essa convergência de elementos forma uma dupla ou equipe com um propósito comum. Quando unidos em torno de um alvo único, eles possuem um poder sobrenatural de concretização.

1 BARNABÉ SENTE O PESO DA OBRA
Sendo sinergia o efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, o valor é superior ao conjunto desses agentes se atuassem individualmente. Precisamos entender que na igreja, a obra de Deus não é realizada por apenas algumas pessoas e as demais ficam observando e até criticando. Fomos todos convocados ao IDE de Jesus (Mc 16.15-18). Somos todos cooperadores de Deus (1Co 3.6-9). Na unidade está nossa força (Sl 133).
  
2 BARNABÉ ENCONTRA UM PARCEIRO
A pessoa que Barnabé procurava deveria ser alguém que possuísse algumas qualificações chaves 1) um companheiro que se harmonizasse com ele mesmo e com sua chamada, como um enviado apostólico; 2) alguém que entendesse  sua visão de trabalho e pudesse ajudá-lo a influenciar a Igreja segundo a orientação de Deus; 3) uma pessoa que pudesse desfrutar de comunhão com a liderança ali existente e causasse impacto sobre ela; e, 4) um cooperador que demonstrasse maturidade cristã e buscasse excelência em tudo o que fizesse.
  
3 AS VANTAGENS DA SINERGIA
Trabalhando em dupla ou na liderança de uma equipe, quando há sinergia, isto é, o esforço coordenado na realização de uma função comum, as vantagens se multiplicam. A palavra “sunergeo” no grego, significa trabalhar junto, ajudar na obra, ser parceiro no labor. Essa palavra é traduzida como cooperar, ajudar e é encontrada no Novo Testamento em Mc 16.20; 1Co 16.16; 2Co 6.1 e Tg 2.22.

CONCLUSÃO
Montar uma equipe é importante, assim como igualmente relevante é guiá-la para um propósito definido na obra do Senhor. Quando cada elemento sabe claramente a sua missão dentro da equipe e como desempenhá-la, a probabilidade de êxito é incomparavelmente maior. Barnabé a formou e a liderou com excelência, todavia, dentro de uma visão cristocêntrica produzida pelo Espírito Santo em sua vida. Esse foi o segredo que resultou no crescimento da igreja em Antioquia.

GLOSSÁRIO:
Magnitude: Qualidade de grandeza.
Mirabolante: Que dá muito na vista, espalhafatoso.
Sinergia: Conjunto de forças (ou órgãos) agindo simultaneamente para um propósito.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 04.


LIÇÃO 03 - Barnabé, Um Líder no Campo Missionário




Texto Áureo: “A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia”. At 11.22

Objetivos:
Mostrar a importância de uma liderança representativa, fiel em todos os aspectos;
Destacar o caráter de Barnabé e  sua influência no desenvolvimento do trabalho do Senhor;
Apresentar a disponibilidade, alegria e disposição de Barnabé na obra do Senhor.

INTRODUÇÃO.
Antioquia da Síria era assim chamada para diferenciar da Pisídia. Ela era a terceira mais importante cidade do Império, sendo a primeira, Roma e a segunda, Alexandria. Antioquia se localizava ao sul do Rio Orontes, para onde afluíam pessoas da Ásia, Europa e norte da África. Foi ali que os do Caminho foram chamados de cristãos pela primeira vez, significando aqueles que eram seguidores das doutrinas de Cristo.

1 SURGE UM NOVO CAMPO DE TRABALHO
Antioquia era uma cidade que possuía muitos judeus, tendo nos dias de Barnabé e Paulo uma colônia muito numerosa com várias sinagogas espalhadas. Mas era também um lugar de idolatria e licenciosidade. Nela surgiu uma grande igreja, onde as diferenças judaicas e gentílicas foram tão minoradas que possibilitou o surgimento da primeira assembleia mista de cristãos. Barnabé, “o filho da exortação”, foi a pessoa ideal a ser enviada para lá a fim de liderar, consolidar e fazê-la crescer ainda mais.

2 NOTÍCIAS DE UM NOVO CAMPO
Quando a mão do Senhor governa uma Igreja, a notícia que o vento leva a seu respeito não é de dissensão, ciúmes ou escândalos. Aquela era uma obra do Espírito Santo e Ele se utilizou de homens de Chipre e de Cirene, pessoas de pele negra, que venceram preconceitos e, no poder do Espírito, abriram a porta para que Barnabé desse seguimento.

3 BARNABÉ É ENVIADO AO CAMPO
Lucas destaca a principal atitude tomada por Barnabé ao chegar a Antioquia e aponta  suas qualidades como base para necessária exortação, cujo sentido conotativo é diferente do que costumamos aplicar. Exortar é chamar para perto, admoestar, animar falando com carinho, o que muitos entendem  erradamente  como  sendo imprecar ou repreender com severidade, sem amor (At 11.23).   

CONCLUSÃO
Muitos esperam ver um homem com essas qualidades para que possam ser guiados até as fontes de Deus, pois as ofertas do mundo prometem e prometem, mas não satisfazem a alma humana.  Que Deus levante pessoas com esse mesmo nível de comportamento, com habilidades e características tão produtivas quanto Barnabé, que mesmo sem palavras, possam reluzir um caráter digno de tal apreciação. Observemos que não basta apenas ter o Espírito Santo, mas estar cheio, para que outras virtudes se alinhem a tal presença. Lembremos que foi um obreiro assim que contribuiu muitíssimo para a formação de Paulo, que veio a se tornar uma grande personalidade no cristianismo. 

GLOSSÁRIO:
Paradigmas: Modelo, padrão.
Inserção: Ato de inserir, de incluir.
Espectro: Fantasma, figura imaterial.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 03.

LIÇÃO 02 - Barnabé Apresenta Saulo aos Apóstolos





Texto Áureo: “Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos; e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor, e como este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus”. At 9.27

Referências: Atos 9: 26, 27, 28, 29, 30

Objetivos:
Apresentar a atitude de reconhecimento de Barnabé com relação à pessoa de Saulo;

Demonstrar com justiça o valor da alteridade como um princípio de liderança;
Estimular a prática do reconhecimento justo daqueles que são chamados pelo Senhor.


INTRODUÇÃO.
Quando Saulo foi a Jerusalém, os irmãos agiram com desconfiança, pois acreditavam ser ele um espião da fé cristã. Assim, por medo dele, se afastavam. Barnabé, entendendo o valor de Saulo, sabia que ele precisava de uma oportunidade, pois agora era um novo homem, capaz de arriscar sua vida em prol do evangelho. Nesta lição veremos quão importante é para um líder assumir riscos sob a orientação do Senhor. Perceberemos, também, quão relevantes são atitudes corretas em favor daqueles que têm, de fato, uma chamada. Aprendamos, pois, com Barnabé.

1 VALORIZANDO UM VASO ESCOLHIDO
Barnabé era um homem de elevada estatura espiritual e de poderosa influência entre os apóstolos do Senhor. Ele gozava de toda a consideração e respeito deles por ser sincero, generoso e espontâneo para servir a causa de Jesus Cristo, até que, em certo momento, tudo isso é posto à prova, quando ele decide apresentar Saulo de Tarso, ex-perseguidor, ex-assolador, ex-membro do Sinédrio.
  
2 APRESENTANDO SAULO AOS APÓSTOLOS
Aquele que já teve oportunidade de conduzir alguém a Cristo e vê-lo crescer com grande satisfação, que já experimentou o prazer de ajudar alguém que veio a se tornar um líder espiritual, com certeza sentiu uma alegria indizível. Barnabé teve esse prazer e contentamento, observando Saulo tornar-se o Paulo que hoje o mundo inteiro conhece.
  
3 A IMPORTÂNCIA DESSE RECONHECIMENTO
Enquanto não houve o reconhecimento de Saulo, não havia comunhão entre ele e os apóstolos. É muito possível que até evitassem encontrá-lo, apesar de tudo quanto se falava a respeito da sua conversão, porque o fato se tornou notório para alguns, mas a maioria não parou para averiguar o caso. Não tinha sido ele batizado Logo, o que faltava, veio a se completar com a aceitação dele e o testemunho de Barnabé em seu favor diante da plêiade apostólica (At 9.28). Agora Saulo passou a andar com eles e falava ousadamente no nome de Jesus (At 9.29).

CONCLUSÃO
Todo cristão que anda por fé e todo líder espiritual assumem riscos sob a orientação do Senhor, como fez Barnabé. Se tivermos a oportunidade de fazer o bem e de prover o crescimento pessoal e desenvolvimento espiritual de um irmão, façamos isso hoje. Barnabé deu assistência a Saulo, que se transformou numa personalidade de vulto tão grande que o sobrepujou em popularidade histórica. Não devemos ter medo do fato de sermos superados por ninguém na obra do Senhor. Deus tem a medida certa para cada um de nós. A descoberta de Barnabé somou para o crescimento do Reino de Deus, não para si próprio. Que o espírito que estava sobre Barnabé também repouse sobre nós.

GLOSSÁRIO:
Alteridade: Qualidade que é do outro; diversidade, diferença
Plêiade: Reunião de pessoas ilustres
Epifania: Aparição, manifestação divina

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 02.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LIÇÃO 01 - Barnabé, Um Líder Destacado na Igreja Primitiva



Texto Áureo: "Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza no coração, permanecesse no Senhor". At 11: 23

Referências: Atos 4: 36, 37 - 11 : 19, 20, 21, 22, 23.

Objetivos:
Mostrar quão destacado se tornou Barnabé, como líder na Igreja Primitiva;
Apontar as qualidade-chave que o tornaram um grande líder;
Indicar a necessidade de desenvolvermos um caráter à semelhança de Barnabé.



INTRODUÇÃO:
O  Principal propósito desta lição é revelar quão notável líder era Barnabé, sua contribuição apostólica, seu exemplo de vida, caráter e as principais virtudes que o tornaram um homem tão admirado e destacado, cujo testemunho de vida ainda fala.

1. SUAS RAÍZES
As páginas das sagradas escrituras nos revelam alguns homens que se destacaram a partir dos doze apóstolos seletos de Jesus. Entre os nomes aqui apontados, Barnabé foi o que se tornou não somente o pioneiro em dar a maior contribuição financeira, mas assumir a liderança e a supervisão de uma igreja mista ao lado de Paulo de Tarso, a quem ele receber e acolheu, fazendo dele uma ponte de sustentação ministerial.

2. UM HOMEM CONCILIADOR
O nome de Barnabé é mencionado em apenas três momentos na Bíblia, e em cada ocasião, está proporcionando consolo, encorajamento e apoio todos que o cercam. Em Atos 11: 23, 24, ele é descrito como um "homem de fé e cheio do Espírito Santos". Visto que o Espírito Santos é o Consolador, será legítimo concluir que, Barnabé, o Filho da Consolação, estava em sintonia perfeita com o Espírito.

3. UM HOMEM GENEROSO
É notável como o nome de Barnabé está relacionado com a pessoa do Espírito Santo, pois a generosidade qualifica pessoas cheias do Espírito. Este sentimento não pertencia  somente a Barnabé, mas a todos os crentes da Igreja Primitiva. "E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um" (Atos 2: 45). Quando o Espírito Santo é Senhor de nossas vidas, não fica difícil captar a necessidade de outrem.

CONCLUSÃO:
O exemplo de Barnabé é capaz de incendiar os nossos corações, incentivado-nos a sermos melhores líderes e liderados em Cristo Jesus. Ele foi um homem cujo objetivo era servir a Deus com firmeza de coração, de modo constante e influenciadora. E as palavras de Barnabé ainda podem ser ouvidas através dos tempos, "Sirvam a Deus com firmeza de coração, e não apenas de boca". Nesses últimos dias, precisamos beber dessa fonte motivadora que nos conduz a uma comunhão e liderança elevada no amado de nossas almas.


GLOSSÁRIO:
Caminho: Antes de se chamarem Cristãos, os seguidores eram denominados "os do Caminho".
Sofismático: Quem usa sofisma, isto é, de argumento falso, formulado de propósito para induzir outrem ao erro.
Parcimonioso: Quem é cheio de economia; quem gosta de poupar.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 01.

sábado, 1 de outubro de 2011

O Tempo Certo!


Em toda vida humana
surge um momento supremo...
um dia, uma noite,
uma manhã, uma tarde,
uma hora decisiva,
um instante oportuno...
Uma fresta através da qual
a pessoa vislumbra
coisas maravilhosas e sublimes...
Um quase nada na balança,
cujos pratos são:
"O demasiado cedo"
"O demasiado tarde"
Feliz é quem sabe esperar...
e que de pé,
à proa da barca da vida,
trabalha e vigia
pronto a aproveitar o momento
em que a ocasião
estender a sua mão,
quando no relógio do destino
soar o "AGORA".

"Tudo tem o seu tempo determinado,
e a tempo para todo o propósito debaixo
do céu."